top of page

INVESTINDO NA CULTURA DO BOM ATENDIMENTO - Todos Atendendo e Vendendo uma Boa Imagem!!!


As empresas fazem de tudo para vender mais, mas poucas se preocupam em como fazer isso de maneira mais eficiente. No mundo globalizado, praticar ações que encantem e fidelizem clientes e, ao mesmo tempo, motivem colaboradores é um grande diferencial. A cultura do bom atendimento começa dentro de casa!!!

Quando falamos de bom atendimento, estamos na realidade falando sobre comportamento humano, atitudes das pessoas diante do trabalho. Não basta apenas querer atender bem, é preciso criar e desenvolver a Cultura do Bom Atendimento!!!

Credibilidade, comprometimento e respeito às pessoas, a começar pelas de dentro, são procedimentos éticos necessários para que suas lojas não tenham apenas compradores garantidos em função de promoções e outros artifícios de vendas, mas sim verdadeiros propagandistas e vendedores que as defendem e as divulgam como se fossem seus próprios empregados.

Para isso, além da área comercial, e é claro a diretoria, toda empresa sem exceção, tem que estar consciente que todos na verdade são atendentes e vendedores. Cada colaborador, independente de seu cargo ou função, também é responsável direta ou indiretamente pela satisfação do cliente.

Ou seja, acabou o tempo que uma recepcionista se dava ao luxo de dizer que era paga para receber pessoas e que a responsabilidade de vendas era do setor comercial; Que a caixa da loja estava ali para receber pagamentos e não precisava entender de vendas, promoções e perfil de clientes. Hoje, todos fazem parte da equipe.

Por outro lado existem por ai muitos “atendentes e vendedores” que se dirigem a seu local de trabalho levando apenas parte de seu corpo (pernas e braços), ou seja, deixando a mente e o coração em casa.

Não adianta mascarar suas atitudes e comportamentos. Ou você é um verdadeiro atendente/vendedor ou simplesmente “está” como atendente/vendedor. Ou seja, não se admite mais argumentos ou desculpas esfarrapadas do tipo: “- Isso não é o meu serviço” ou então “- Não sou pago para isso”. Todos agora têm que estar comprometidos e focados com a satisfação e o bem estar do cliente, e a melhoria continua da competitividade no mercado.

A principio, são praticamente três ações básicas para se começar a criar uma cultura do bom atendimento:

1º. - Ter um bom processo de seleção, o qual garanta que esse candidato seja a pessoa certa para a função e que seu perfil esteja alinhado à cultura da empresa;

2º. - O desenvolvimento periódico de palestras e treinamentos ligados a relacionamento, liderança, procedimentos, técnicas de atendimento e vendas e produtos. Bem como uma avaliação periódica desses colaboradores;

3º. - Motivar os colaboradores criando políticas e mecanismos diversificados de reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Isso significa reter talentos.

Todo cliente detecta facilmente a falta de vontade e sinceridade em seu modo de agir, e quando isso acontece, ele facilmente se manda para a concorrência. Os clientes precisam de pessoas que os ajudem a fazer uma boa compra, e não de pessoas que queiram apenas "vender" para eles. Faça mais do que o cliente espera. Conquiste a confiança e o coração do seu cliente e não somente o seu dinheiro.

Atualmente é preciso trabalhar com mais inteligência, liderança e principalmente foco no encantamento dos clientes (transformá-los ao entrarem na loja de curiosos em compradores). É preciso também saber trabalhar na retenção de seus talentos, os melhores de suas equipes, pois a perda de mão de obra sempre é prejudicial a uma organização. Ou seja, não tem saída! O único remédio é justamente a pratica da Cultura do Bom Atendimento.

ATENÇÃO: O dever e obrigação das empresas, principalmente hoje em dia, não é simplesmente conquistar clientes a custas de frequentes promoções e guerra de preços, e vender o máximo que puder. Acredite, isso é mais fácil. O real objetivo da empresa inteligente é conquistar clientes e nutrir uma relação duradoura e lucrativa para ambos os lados.

Lembre-se: Atendimento é um serviço perecível que precisa ser realimentado todo dia. O tempo que dura a cultura do bom atendimento por parte de sua empresa aos seus clientes é o tempo que você dirigente investe nela. Se você parar de investir, essa cultura deixa de existir. E isso não é nada do tipo 'Baú da Felicidade', voltou a pagar volta a concorrer... Parou tem que começar tudo de novo. Bora nessa!!!

ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page