ATENDIMENTO - Atualmente você pode e deve economizar em qualquer coisa, menos na Qualidade de seu At
- Antonio Dias
- 20 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

Em um mercado com alto nível de competitividade, sabemos que é fundamental o investimento na satisfação do cliente. Entenda que você deve trabalhar não para satisfazer as necessidades, os desejos e as expectativas de seu cliente, mas para superá-las e excedê-las. Lembrando que, atendimento é um serviço perecível que precisa ser realimentado todo dia. Para isso, investir continuamente cada vez mais em Gestão de Pessoas, principalmente no pessoal da linha de frente, gerentes e outros gestores, torna-se hoje em dia imprescindível para sobrevivência e o sucesso de seu empreendimento.
É fato que em época de crise, recessão ou incertezas, todas as pessoas e empresas fecham os bolsos, reduzem investimentos e passam a consumir somente o necessário para a sobrevivência ou continuidade do negócio. Este é o grande erro das empresas!
O maior erro das empresas é achar que em época de crise o primeiro investimento a sofrer reduções é na capacitação e qualificação de sua força de vendas e incentivos para buscarem melhores resultados. Com certeza as empresas que adotam este perfil, salvo se tiverem uma ótima saúde financeira, sairão em ruínas quando a crise terminar. Em época de crise, o momento é de comunicar-se com seus clientes, promover seus produtos e serviços e trazer o cliente para perto de você.
Não importa o que você vende, nem tão pouco o tamanho de seu negócio, atendimento atualmente é uma questão de sobrevivência - Se você continuar dando prioridade apenas em outras coisas, como: ter uma loja bonita, super moderna, em um ponto nobre, trabalhar com bons produtos e serviços, ter preços super competitivos e até baratos, e negligenciando, deixando de lado o investimento em atendimento. Com certeza, perderá tempo e principalmente dinheiro.
Muitas empresas continuam acreditando que o único quesito necessário para vender é possuir preços baixos e facilidades de pagamento. Na verdade o sucesso de um negócio, seja ele qual for, é garantido por uma clientela fiel, conquistada, alem de atrativos de preços e facilidades de pagamentos, mas principalmente através de um relacionamento, onde o bom atendimento e a qualidade dos produtos e serviços sejam prioridades.
Clientes bem trabalhados, por acreditarem na qualidade do seu produto e também dos seus serviços, tendem a fazer do preço algo secundário, afinal, o preço baixo pode fazer uma venda, mas não um cliente.
No longo prazo, quem tem um mal atendimento não sobrevive. Todo mundo sabe que a melhor propaganda ainda é o boca-boca. E, da mesma forma que as recomendações são feitas, reclamações também são. Com ajuda da Internet, o alcance dessas opiniões é muito maior. A tendência é que os consumidores utilizem cada vez mais canais como o “Reclame aqui” como referências na hora de escolher uma empresa.
Quando você tem uma experiência de atendimento diferenciada, fora da curva, é bem provável que comente com algum amigo e venha a indicar o vendedor, a loja, estabelecimento, serviço ou produto.
Investir no atendimento é crucial para seu negócio. Tão importante quanto vender é imprescindível saber como atender seus clientes, pois um excelente atendimento leva a uma venda de qualidade e faz com que seu cliente se torne seu melhor vendedor e propagandista.
Um atendimento diferenciado cria uma identidade para sua empresa, mantém o cliente na empresa e atrai novos clientes.
O receio que algumas empresas ainda tem em investir no atendimento - Como exemplo, podemos citar um trecho do seguinte diálogo: "Um diretor perguntou ao CEO: por que investir todo nosso dinheiro nos funcionários, para eles crescerem, e deixarem a empresa? O CEO nem hesitou na resposta: mas, e se não investirmos, e eles ficarem?".
Na situação atual do Brasil, mais do que nunca é tempo de se reinventar, de se renovar, manter a cabeça aberta para novas possibilidades. A chamada “época de crise” deveria ser chamada de “época de oportunidades”. Já temos gente demais querendo que nada se modifique.
Invista na capacitação de sua equipe. Sabendo abordar, ouvir e apresentar soluções e alternativas a seus clientes, com certeza obterá maiores resultados em vendas, pois o foco da equipe não será o produto, serviço, nem a venda em si e sim o cliente.
Você sabia que a maior parte das empresas só faz 50% (ou seja, a metade) do que poderia fazer para se diferenciar da concorrência? É um alerta sério, por que as empresas que não conseguem se diferenciar acabam tendo que brigar por preço, dar descontos e diminuir suas margens.
Enfim, investir continuamente em Gestão de Pessoas através de Palestras, Treinamentos, Consultorias, Recrutamento e Seleção, ou seja, tudo aquilo que capacita e qualifica cada vez mais o capital humano de sua empresa, dá lucro. Todos saem ganhando. Reflita e pratique!!!
Acesse e leia também: INVESTINDO NA CULTURA DO BOM ATENDIMENTO - Todos Atendendo e Vendendo uma Boa Imagem!!!
Comments