top of page

EQUILÍBRIO EMOCIONAL - Hoje em dia um requisito imprescindível para quem trabalha em Atendimento, Ve


A emoção é algo que nos faz agir geralmente por impulso. Esta mesma emoção em muitos casos além causar grandes prejuízos afetando negativamente nossa produtividade e imagem no trabalho, bem como na vida pessoal, acaba tirando a nossa paz, deixando-nos, muitas vezes irritados e sem o menor poder de reação, bloqueando a nossa força interior. Quanto mais posicionado, equilibrado e mais preparado emocionalmente estiver um funcionário, não importa seu cargo e sua função, mais certa será sua decisão, bem como o aumento de seu desempenho. Na verdade temos sucesso quando aprendemos a lidar com as situações e viver as emoções de forma mais equilibrada. E não são apenas as nossas emoções, temos que aprender a lidar com as emoções das outras pessoas também.

Equilíbrio Emocional X Desaceleração de Consumo - No caso do comércio, mas especificamente no varejo, temos que nos conscientizar de uma vez por todas, principalmente com esse quadro econômico atual, que para atender e vender bem, preparar o emocional também é fundamental. Você acha o atendimento fundamental para o sucesso de sua empresa? Então, além das técnicas, você também deve treinar e preparar o emocional de seu pessoal da linha de frente.

Pesquisas comprovam que o processo da venda no varejo é físico e emocional, tanto para quem compra como também para quem vende. Ou seja, se queremos vender bem e com qualidade temos que estar muito bem preparados, tecnicamente e emocionalmente. Então nada de "destempero emocional".

O sistema de treinamento de vendas, quase sempre, busca desenvolver as técnicas de vendas, apresentação pessoal, dicas de atendimento, habilidade para negociar, conhecimento dos produtos e serviços, abordagem, levantamento de necessidades, demonstração, prospecção e fidelização. Poucos são os que se preocupam pra valer com o lado emocional deles, embora seja sabido que o quesito psicológico costuma contar mais do que as técnicas. Afinal de contas, do que adianta “produzir” profissionais afinados tecnicamente, se emocionalmente estão despreparados e vulneráveis?

Devido as constantes cobranças de metas e resultados cada vez maiores e a própria competitividade interna, principalmente para quem trabalha no comércio, para manter-se na empresa e conquistar cargos de mais evidencia, muitos funcionários se tornam impacientes perdendo assim o controle emocional. Esses tomam decisões por impulso, desistem facilmente frente às dificuldades, cometem erros por desatenção, atendem mal os clientes, geram conflitos desnecessários, administram mal o tempo, correm para lá e para cá, sem rumo, por pura falta de conhecimento de como lidar com isso.

Hoje, na maioria das vezes como já falamos, as pessoas são muito bem preparadas tecnicamente, mas muito pouco preparadas emocionalmente. A habilidade emocional é importante no trabalho. Pois manter o equilíbrio emocional, seja no segmento pessoal ou profissional, é fundamental para que se estabeleça um nível de troca saudável nas relações interpessoais.

Talvez um dos maiores desafios do ser humano, ao longo dos tempos, tem sido a busca pelo equilíbrio do lado emocional e do racional para a conquista de resultados satisfatórios. A tarefa não é fácil. Tanto é que o assunto vem se tornando cada vez mais recorrente no mundo atual, seja na esfera organizacional, pessoal, amorosa ou familiar.

Como já foi dito, fora todo o estresse externo, a competitividade está também dentro da própria empresa. Geralmente num ambiente corporativo o crescimento de um funcionário acaba gerando desconforto em outros. Muitos não se conformam com sua ascensão, principalmente no que diz respeito ao seu controle e serenidade para lidar com as adversidades. Na verdade muitos querem ver mesmo o seu desequilíbrio e falta de estabilidade emocional e consequentemente sua queda. Por isso mesmo, não perca a pose, nem tão pouco sua postura. Se você se sente triste, injustiçado, estressado, acuado, com baixa estima, se cobrando muito e cobrando muito dos outros, ou que o mundo esteja caindo ao seu redor, cuidado! Saiba gerenciar seu emocional, bem como seu estado de espírito. O equilíbrio emocional em momentos assim são fatores fundamentais para você vencer nessas circunstâncias. Você não pode deixar transparecer sua falta de controle e instabilidade, é muito ruim para sua imagem e seu marketing pessoal, ou seja para sua carreira profissional, seja ela qual for.

Lembre-se: Saber atuar quando pressionado não é apenas uma competência a ser buscada. Dependendo do trabalho que você desempenha esta será a diferença entre vencer ou perder e isto vale tanto para aqueles esportistas e/ou atletas olímpicos quanto para cada um de nós. Reflita e pratique!!!

NOTA: Prepare-se já! A partir de agora em função desse polêmico quadro econômico, o mercado com essa desaceleração de consumo, vai ser dividido entre quem tem e quem não tem capacitação e qualificação em Atendimento e Vendas. E para isso o Equilíbrio Emocional torna-se fundamental no exercício da função. Principalmente para quem exerce o cargo de chefia!!!

ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page