top of page

EMPATIA - Sua Importância e Seu Grande Poder no Processo da Venda!!!


Como anda sua EMPATIA? Como anda a sua capacidade de se colocar no lugar de seus clientes e entender, antes de tentar vender qualquer coisa e de qualquer maneira, o que se passa no coração e na mente de cada um deles???

Você sabe que a EMPATIA é uma poderosíssima arma utilizada no processo da venda? Pois ela tem o poder, principalmente na atual conjuntura, para atender melhor e até mesmo conquistar e fidelizar qualquer tipo de cliente. EMPATIA é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo. A primeira coisa a pensar é no tipo de cliente que você é. Quais são suas exigências habituais e o que é realmente importante quando você está na pele do consumidor. Não importa o que você esteja vendendo, nem tão pouco o tipo de seu estabelecimento, a EMPATIA tem que ser protagonista em todas as etapas da venda. Inclusive pela Liderança. EMPATIA gera EMPATIA!!!

Atualmente, o mercado pede mais do que um diploma, qualificações pessoais e profissionais, experiência profissional, cursos de graduação e por aí vai...... Na verdade, o que o mercado procura e exige cada vez mais, é o que de fato diferencia um profissional do outro hoje em dia, ou seja, o traquejo no que diz respeito à arte de se relacionar com o próximo. E tudo isso é conquistado através da EMPATIA.

Essa palavra (EMPATIA) que vem sendo difundida há algum tempo significa que quem é empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro e sabe a forma correta de agir perante as circunstâncias. Muitos até conhecem o seu significado, mas, desconhecem que seu uso diário é imprescindível.

Pesquisas de mercado apontam que nos dias atuais as empresas ainda perdem negócios por falta de comunicação com clientes. Mais que o estreitamento de relacionamento e o entendimento de suas necessidades, a EMPATIA torna-se atualmente cada vez mais um diferencial competitivo e aditivo de vendas.

No dia-a-dia deparamo-nos com inúmeros exemplos de intolerância, individualismo e egocentrismo. Hoje mais do que nunca saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática. Mas o que é EMPATIA, de fato? Fala-se tanto neste termo ultimamente.

EMPATIA é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo. Para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo.

Infelizmente, percebo que a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. É perceptível não detectá-la nas pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.

As pessoas se sentem bem quando são bem tratadas (líderes, liderados e clientes internos e externos). Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos. É por essa razão que algumas delas são mais queridas do que outras. Elas apenas utilizam estes detalhes simples e os colocam em prática.

Alguns profissionais são simpáticos; outros são antipáticos. Isso é normal. EMPATIA Profissional, porém, é outra coisa. Quando aliada ao conhecimento e à competência, a EMPATIA Profissional proporciona resultados incríveis.

Como anda sua EMPATIA? Como anda a sua capacidade de se colocar no lugar do outro?

Em primeiro, procure usar de EMPATIA. É bem mais eficiente do que a simpatia excessiva. Essa é uma das principais armas para um relacionamento de nível e consequentemente um atendimento diferenciado. Comece encarando o atendimento com EMPATIA como um diferencial da concorrência.

Todo relacionamento começa com um olhar, um sorriso...

Colocar-se na mesma perspectiva de seu cliente é o primeiro passo para pensar em um relacionamento de longo prazo, duradouro e sustentável. Você vai perceber que, quando aprender a colocar-se na perspectiva do cliente, vai saber como conquistá-lo em cada etapa da venda e pós venda.

Não confunda simpatia com EMPATIA. Ou seja, não se envolva emocionalmente com o seu cliente. Simpatia excessiva pode fazer com que todo seu esforço de venda caia por terra.

A primeira coisa a pensar é no tipo de cliente que você é. Quais são suas exigências habituais e o que é realmente importante quando você está na pele do consumidor?

- Que tipo de atendimento você gostaria de receber? - De que maneira você gostaria de ser abordado ou recepcionado?

- O que realmente o incomodaria ou deixaria constrangido? De que forma não suportaria ser tratado?

- Que situação lhe seria tão desagradável a ponto de fazê-lo abrir mão de um determinado produto ou serviço?

Indagações como estas ("-Como você se sentiria?" e/ou "-O que você gostaria de receber?") são de extrema importância para a construção de um relacionamento e um perfeito atendimento.

Surpreenda, encante, faça do seu cliente alguém muito especial, use a sua criatividade, e principalmente coloque-se no lugar dele. Use de EMPATIA!

Sejam gentis, educados, inteligentes! Ultrapasse tudo que o cliente esperava encontrar! Encante-o! Faça-o sorrir! Sentir-se a vontade, confiante e seguro. Isso é fazer a diferença. Transforme-o em alguém muito mal acostumado a ponto de não querer ser atendido em nenhum outro lugar!!!

Lembre-se: A verdadeira transformação da nossa comunicação em algo assertivo, capaz de gerar conexão entre as pessoas e compreensão de suas reais necessidades, pode ser alcançada através da prática da EMPATIA. Ou seja, EMPATIA é uma ferramenta de quilate, que agrega valor. Ter ou não tê-la vai fazer muita diferença para a sua carreira. Sucesso profissional é produto de EMPATIA. Conhecimento é importante, mas vem depois. Reflita e pratique!!!

NOTA: O termo EMPATIA deriva da palavra grega EMPATHÉIA, que significa entrar no sentimento. EMPATIA também pode ser descrita como o estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, Dessa forma, a EMPATIA torna-se uma poderosa e imprescindível ferramenta na relação com o cliente, bem como no ambiente corporativo, com seus superiores, seus liderados, colegas de trabalhos em geral.

ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page