top of page

A SAÍDA É VENDER BARATO - O que o cliente quer é preço! Será que é só isso???


"Diante dessa crise, precisamos baixar preço para aumentar as vendas e não perder mercado para a concorrência”. Esta receita simplória e populista é muito fácil e comum de ser dada. Mas, isto funciona sempre? O cliente só quer preço? Afinal, o preço baixo pode fazer uma venda, mas não um cliente. É bom lembrar que, o barato geralmente sai caro!!!

Até quanto preço é fator determinante e decisivo? Clientes bem trabalhados e fidelizados, por acreditarem na qualidade do seu produto e também dos seus serviços, tendem a fazer do preço algo secundário.

Na verdade, muito pouco adianta trabalhar com liquidação, ter um preço baixo ou até mesmo competitivo com uma equipe pouco habilitada para transformar todos aqueles que entram na loja de curiosos em compradores e ainda fidelizá-los!!!

O preço é um elemento que, sem dúvida, faz toda a diferença nesses tempos em que o consumidor literalmente faz orçamentos em um clique. O preço é sim importantíssimo para ações pontuais; no entanto, não se engane: ele sozinho não é capaz de sustentar ações contínuas com o cliente. Muito pouco adianta ter um preço competitivo com uma equipe despreparada, produtos que não atendem aos desejos e necessidades dos consumidores e, para completar, um ambiente inóspito.

A certeza que temos é que preço, muitas vezes, é a saída dos desesperados.

A maioria dessas empresas acha sempre que preço baixo é a única saída pra resolver seus problemas de vendas. Esquecem ou ignoram que hoje em dia uma das mais importantes armas para o negócio se destacar e ser cada vez mais competitivo no mercado é o investimento no capital humano, ou seja, na capacitação e qualificação. Principalmente daqueles que estão na linha de frente.

Você já reparou, quem não tem mais nada para oferecer, oferece o quê? Preço!

A política de concorrer no campo de menores “preços”, já levou muitas empresas kamikazes ao suicídio. Portanto, atenção, além de preço, existem outras coisas que o cliente quer e está disposto a pagar por isso. Você sabe quais são?

Como estão suas vendas? Elas, em sua grande parte, são feitas com o valor máximo de desconto? Costumo falar sempre que quando vendemos dessa maneira ou vendemos produtos que estão em promoção, na realidade não estamos vendendo, e sim tirando um pedido. Ou seja, caso isso esteja acontecendo é bom treinar e reciclar seus vendedores. Ainda há tempo!

Muitas empresas continuam acreditando que o único quesito necessário para vender é possuir preços baixos e facilidades de pagamento - Na verdade o sucesso de um negócio, seja ele qual for, é garantido por uma clientela fiel, conquistada, alem de atrativos de preços e facilidades de pagamentos, mas principalmente através de um relacionamento, onde o bom atendimento e a qualidade dos produtos e serviços sejam prioridades.

Clientes bem trabalhados e fidelizados, por acreditarem na qualidade do seu produto e também dos seus serviços, tendem a fazer do preço algo secundário, afinal, o preço baixo pode fazer uma venda, mas não um cliente.

Enfim, hoje o perfil do cliente mudou, pois ele procura mais do que um bom produto e um bom serviço, quer variedade, conforto, um serviço de qualidade, rápido, com menor preço, atenção e cortesia. Para isso, torna-se necessário a disseminação na empresa do respeito sincero pelo cliente. Excelência no atendimento tem muito a ver com a “cultura de cliente” praticada por todos. Tudo começa no bom relacionamento interno. Equipe feliz faz o cliente feliz. Essa é a química ideal.

Lembre-se: Quando seu produto ou serviço compete apenas em preço, é como se você estivesse dizendo para o cliente que o que realmente interessa é o preço, pois seu produto ou serviço não tem nenhuma diferença em relação ao do concorrente.

ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page