top of page

O SEGREDO ESTÁ EM SABER OUVIR - Pratique mais a Arte de Ouvir e seja um Campeão nas Vendas!!!


A arte de compreender e descobrir as reais necessidades, expectativas e desejos dos clientes, consiste em ouvir com olhos, cabeça e coração. Ouvir o que ainda não foi dito ou o que não ficou claro. Treine essa habilidade. Ouça mais. Interprete o que ele quer dizer. Pergunte e deixe-o falar abertamente. Acompanhe seus gestos, seu olhar e se possível, seu “pensar.” – Promova o diálogo. Exercite sua capacidade de psicólogo e de artista. Você é isso também, sabia?

Saiba ouvir

Muitas vezes, pensamos que estamos ouvindo algo, mas estamos pensando apenas no que iremos dizer a seguir. Ouvir de verdade é quando focamos unicamente no que a outra pessoa está dizendo e esquecemos do resto. Aprender a se concentrar e entender o que está sendo dito é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver. Além das palavras, existem informações importantes em que você pode prestar atenção, como o tom de voz de alguém ou a linguagem corporal.

Ouvir atentamente encoraja as pessoas a conversar e cria uma atmosfera muito mais agradável, descontraída e tentadora ao consumo - Ao comprar qualquer coisa, nenhum de nós gosta de ser atendido por uma pessoa que quer vender a todo custo apenas para ganhar dinheiro, sem sequer nos ouvir. Frequentemente ficamos desconfortáveis e não raro deixamos de conseguir ofertas melhores porque o desconforto nos leva a abandonar a situação.

O Saber Ouvir - Esta é uma das artes mais requisitadas de um bom profissional e de pessoas inteligentes e educadas. Pois hoje em dia, prestar atenção no outro para ouvir com atenção suas ideias é uma qualidade rara. O profissional que se habilita para isso é visto com bons olhos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sem falar que essa característica beneficia sobretudo os relacionamentos interpessoais.

Saber ouvir não é algo tão simples assim - Às vezes acreditamos que apenas ao fingir que prestamos atenção já sabemos ouvir o outro.É fundamental que se ouça bem as pessoas, os colegas de trabalho, seus superiores e principalmente o cliente. Pois ouvir é uma das maiores virtudes das relações humanas.

Pergunte a si mesmo: “- Como me sinto quando alguém me ouve sem interrupções?”. Provavelmente se sentirá uma pessoa importante. Pois é, este é o principal efeito que o saber ouvir causa nas pessoas. Você já percebeu como é raro encontrar alguém que realmente esteja disposto a nos ouvir? Em compensação, há muita gente que não pára de falar.

Quando não ouvimos o cliente com atenção, tentamos “supor” ou “deduzir” o que o cliente deseja. Dessas deduções e suposições é que os grandes erros aparecem e também se deixam de fazer melhores vendas, é a falta de comprometimento.

Pratique mais a Arte de Ouvir, ou seja, ouvir mais o Cliente – Segundo o dicionário Aurélio, o significado da palavra pesquisar é “informar-se a respeito de”. Nunca se falou tanto sobre a necessidade de ouvir o cliente, de conhecer suas preferências, seus hábitos, gosto, necessidades e desejos. É só ouvindo que conseguimos saber o que dizer e o que propor.

Além do mais, quando se ouve com a devida atenção, pode-se ganhar mais confiança e estabelecer uma relação de empatia. Pois ouvir atentamente encoraja o cliente a conversar e a expor toda a sua necessidade, desejos e sonhos, criando uma atmosfera muito mais agradável e favorável à consumir nossos serviços. Por outro lado, o simples fato de ouvir pode transformar um cliente aborrecido em um cliente satisfeito e, quem sabe, até fazer ganhar um amigo.

Movimente-se - Converse ouvindo e andando pela loja, observando o que mais chama a atenção do seu cliente. Observe o brilho dos seus olhos quando fala de determinado assunto. Sinta o desabrochar de seus sonhos, de seus mais profundos interesses. Sinta o que se passa em seu coração e sua mente.

Fale pouco neste momento. Limite-se a incentivar a narrativa do cliente. Dê corda a sua imaginação. Dentro de alguns minutos você terá traçado um bom perfil do cliente. Aliás, você só pode ser considerado vendedor profissional a partir do momento em que conseguir entrar com facilidade nos sonhos do cliente. Pratique, pratique, até chegar nesse estágio superior da venda. Abra o coração do cliente que ele abre o bolso para você.

ATENÇÃO: Saber ouvir é tão importante quanto saber falar - Muitos profissionais que ocupam cargos de chefia não sabem ouvir e os subordinados em contrapartida deixam de expor seus sentimentos por medo do que poderá acontecer ou por receio de serem totalmente ignorados. “- Meu chefe adora ouvir nossa opinião ele costuma sempre dizer. Nas nossas reuniões nossos funcionários entram com suas ideias e saem com as minhas”. Em resumo ele não ouviu nada.

Lembre-se: Todos nós somos ensinados, na escola a ler, escrever e falar, mas quem aprende a ouvir? Por isso mesmo, temos mais do que nunca saber ouvir. Pois ouvir é mais do que simplesmente escutar. 'Esta última é uma habilidade física, enquanto ouvir é uma técnica que pode ser aprimorada'. Então, bora VENDER!!!

NOTA: Alguns institutos de pesquisa, como a Gartner, apontam a tendência de que o principal fator decisório para uma compra não será nem preço, nem a qualidade do produto em si, mas sim a experiência que o consumidor tem, a forma como este público percebe o relacionamento que estabeleceu com você e sua marca.


ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page