top of page

A Importância e o Valor do Conhecimento dos Produtos e Serviços no Processo da Venda


Quando você conhece e é convicto, você convence. Você vende! Já quem não conhece ou tem principalmente dúvida, se cala, é facilmente convencido, fala o que não tem nada haver ou simplesmente repete e/ou concorda com tudo e com todos. A relação entre o produto/serviço e o vendedor deve ser bastante íntima, caso contrário, tudo pode ir por água abaixo e com grandes prejuízos! Fique sabendo que: Quando você conhece bem cada produto e/ou serviço, fica muito mais fácil você agregar valor ao que vende. Isso dá segurança e estimula o cliente a consumir cada vez mais!!!

Por que não vender mais ainda, já que sua marca, bem como seus produtos e serviços são bons e tem bons preços? Será que não está faltando capacitação e qualificação do pessoal da linha de frente?

Sr. Gerente. Sua equipe conhece bem o que está disponível em sua loja, em termos de produtos e serviços? Caso contrário, infelizmente muitas vendas serão perdidas!!!

NOTA1: Pior do que não conseguir saber aquilo que seu cliente quer, é não saber nada ou muito pouco sobre os produtos e/ou serviços de sua loja. Isso é LAMENTÁVEL, pois a falta de domínio do que se vende é a grande deficiência de muitos profissionais!!!

Será que a convicção vende mais do que o produto e/ou serviço? Dependendo do grau de convicção do vendedor tudo é possível.Possivelmente, a convicção, venha ser o mais requisitado quesito de um Profissional de Vendas, principalmente hoje em dia!!!

Alem da postura e de uma abordagem criativa, e alguns outros atributos, os quais apresentamos e destacamos sempre em nossas mensagens, o sucesso em vendas depende muito também do nosso poder de convicção, de argumentar, influenciar e convencer as pessoas de que temos justamente aquilo que elas precisam.

Devido a concorrência cada vez mais acirrada, está cada vez mais difícil vender. Perder oportunidades de vendas por falta de informação ou preparo se tornou inaceitável.

Vender virou uma atividade para profissionais preparados para argumentar sob a ótica do cliente e com base em informações seguras sobre o conteúdo e a qualidade dos produtos. Vender virou assunto para profissionais. É preciso trocar a conversa mole por prestação de serviço, conhecimento sobre as pessoas e informações consistentes a respeito dos produtos.

Agregando VALORES e Contando Histórias - Se o que você vende não tem histórias pra contar, o seu cliente só vai querer saber do preço. E falar de preço, hoje em dia, possivelmente é o caminho mais rápido para o provável fim do negócio. Pois tudo está muito caro, a não ser que você agregue valor.

Não se trata apenas de vender, mas de agregar valor - Para que oportunidades de vendas não sejam desperdiçadas, cada vez mais é inquestionável a importância de adquirir mais conhecimento daquilo que é vendido em sua loja. Você só consegue agregar valores e transformar características em benefícios para o cliente quando você tem pleno conhecimento de seus produtos e serviços.

Quem conhece fala, e fala bem, argumenta e convence. Quem não conhece se cala, é facilmente convencido, fala o que não tem nada haver ou simplesmente repete. Conhecimento é PODER – Procure ler e se atualizar sempre e principalmente se tornar especialista naquilo que você vende.

Conhecimento de produto e/ou serviço é saber identificar bem todas as características e vantagens de cada um deles. Vender com habilidade é agregar valores, é transformar estas características em benefícios que serão valorizados pelos clientes.

Quanto mais conhecimento e informações você possuir a respeito de seus produtos, serviços e também de seus clientes melhor será sua negociação. Terá mais poder de argumentação. Será mais convincente e consequentemente, terá mais condições de atender suas expectativas.

Para dominar por completo o que você vende, a primeira dica é bem simples: pesquise, leia e estude tudo que for necessário em relação ao que você vende. Manuais, folhetos, encartes de jornais e a própria internet que atualmente é uma fonte riquíssima de informações sobre o produto ou serviço.

Como já falamos em outras mensagens em relação a capacitação profissional (treinamento), é bem provável que nesse momento, algumas de suas lojas, esteja perdendo mais uma venda, mais um cliente. Seguramente, não por falta de produtos ou serviços, mas por não conhecê-los bem como se deve.

Enfim, ninguém nasce vendedor, da mesma maneira que não nascemos falando, nem andando. O que diferencia os vendedores profissionais, vendedores de alta performance dos amadores não é isso, mas sim a vontade de sempre aprender e se reciclar mais para satisfazer melhor seus clientes. Informe-se e seja um verdadeiro especialista, um consultor naquilo que você vende. Os resultados poderão aparecer em seu bolso mais rápido do que você pensa!

Lembre-se: Você pode até trabalhar numa loja de auto-serviço, mas procure saber o suficiente para vender qualquer produto, ter conhecimento sobre as características que ele possui e os benefícios que o consumidor terá ao comprá-lo. Ou você se torna um profissional que sabe vender, ou então continuara sendo sempre um mero atendente que se contenta em apenas a mostrar as mercadorias e entrar no jogo do cliente. Posicione-se!!!

NOTA2: Segundo uma pesquisa, na opinião dos profissionais de vendas, entre os atributos e habilidades do vendedor de sucesso, o item conhecimento aparece disparado em primeiro lugar, com 42% dos votos.

DICAS: Srs. Gerentes, a dica é: Treinar, treinar, treinar... Realize treinamentos que simulem a venda, a assistência, o pós venda, explicações sobre o produto, sobre a logística, entrega, etc... Se não for convincente não trabalha enquanto não estiver preparado.

O processo de fornecer treinamento de conhecimento de produtos e/ou serviços deve ser sempre constante em sua loja. Ou seja, fazer com que sua equipe venha saber cada vez mais o suficiente para vender bem qualquer produto e/ou serviço de sua loja.


ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page