top of page

A Importância da Inteligência e o Equilíbrio Emocional da Liderança - Atualmente uma função de risco


Independentemente do tamanho, tipo do estabelecimento e o que se vende. Vender atualmente não está nada fácil. Os obstáculos e desafios são muitos, principalmente para quem exerce a função de liderança: bater metas, alcançar resultados positivos, clientes pedindo descontos impossíveis, concorrência acirrada, administrar conflitos, relacionamentos e ainda manter a motivação e a autoestima da equipe.

Na realidade, um dos maiores desafios de um verdadeiro e bom Gestor atualmente é liderar, conciliando o lado humano e as enormes pressões por resultados!!!

Haja inteligência e equilíbrio emocional - Pouco se fala ou se ensina sobre inteligência e equilíbrio emocional nos cursos de liderança. Esse é um fator importantíssimo e imprescindível, essencialmente em momentos de pressão como os que um líder comercial, ainda mais do varejo, passa em economias recessivas. o que leva a dizer que a liderança é uma função de risco. Principalmente para aqueles que não se reciclam e não investem em capacitação e qualificação. Para que possamos liderar pessoas, primeiro temos que nos conhecer, decifrar nossos sentimentos, para que assim possamos entender os outros - As qualidades associadas a capacidade de identificar e controlar as emoções - as nossas e as dos outros, saber administrar conflitos e os relacionamentos, distinguem os melhores lideres do universo corporativo.

Um verdadeiro líder entende que a única maneira de uma equipe ou empresa atingir seu pleno potencial é despertar o melhor de todas as pessoas que trabalham na organização. E isso, principalmente diante desse quadro econômico atual, requer Inteligência e Equilíbrio Emocional. Ou seja, saber qual direção certa tomar.

Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização - Liderar não é uma tarefa simples, porque exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem simples, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização. É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar as pessoas, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo alcançando os objetivos da equipe e da organização. Inteligência e Equilíbrio Emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções - Na verdade, Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades e competências que estão aliados com a capacidade de administrar os sentimentos, conhecer a nos próprios, lidar com os sentimentos do outros e nos colocarmos no lugar do outro (empatia), sabendo ouvir e compreender o que o outro esta dizendo. Muito mais do que a experiência técnica da função que você exerce, a Inteligência Emocional é imprescindível na liderança de pessoas. As organizações inteligentes e competitivas estão investindo consideravelmente na formação das lideranças, pois sabem que o investimento realmente vale a pena - Atualmente, as exigências são de que o líder em qualquer nível da organização seja um treinador, conselheiro, facilitador e esteja sempre com foco nos interesses da empresa e de seus liderados. Talvez um dos maiores desafios do ser humano, ao longo dos tempos, tem sido a busca pelo equilíbrio do lado emocional e do racional para a conquista de resultados satisfatórios. A tarefa não é fácil. Tanto é que o assunto vem se tornando cada vez mais recorrente no mundo atual, seja na esfera organizacional, pessoal, amorosa ou familiar. Grandes líderes entendem que precisam ser capazes de ver as coisas de uma perspectiva diferente que lhes permite descobrir oportunidades escondidas onde ninguém as vê, encontrar as melhores soluções para os problemas e inovar cada vez mais. Essa, na realidade, é uma das grandes diferenças entre um chefe e um verdadeiro líder. Enfim, hoje, quem não tem competência para liderar uma equipe com eficiência e eficácia, além de colocar tudo a perder, tem poucas chances de crescer e até mesmo de permanecer no emprego e no mercado.

Lembre-se: No cenário atual, diante desse quadro econômico tremendamente ainda recessivo, não há mais espaço para gestores e/ou lideranças despreparadas emocionalmente. Reflita e pratique!!!

ARTIGOS RECENTES

POST EM DESTAQUE

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

SIGA-ME

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page